quinta-feira, 10 de junho de 2010

Vamos fazer um ato profético???



Tamanha a rapidez com que a igreja evangélica brasileira tem sido modificada , que se torna até mesmo difícil acompanhar todas as novas “ondas” americanizadas que invadem a igreja no Brasil desde os mais celebres púlpitos até as menores congregações.

Vemos de tudo: estratégias inúmeras para crescimento de igreja, atos proféticos, dança ungida, dores de parto profética, vomito santo, unção do riso, dente de ouro, lenço ungido, unção de animais, culto temático, boite gospel, motel gospel e etc ( ufa!não dá pra se colocar tudo aqui, pode ser que já tenha aparecido alguma coisa enquanto escrevo agora).

Enfim, qual motivo de tantas novidades? Realmente tudo isso está correto no sentido bíblico? Já ouvi certo pastorneopentecostal( que jura ser um pentecostal clássico; a maioria são assim) criticar fortemente algumas atitudes como copo d’agua em cima da tv, rosa ungida e outros abusos, e ao mesmo tempo o vejo entrando no templo com uma gigantesca replica da arca da aliança, ungindo as ruas do bairro pela manhã, adotando o sistema de “palavra de oferta”(que não passa de persuasão pra comover ou amedrontar os ofertantes ) e mais tantas outras coisas que são invenções de homens.

Já ouvi falar até de uma igreja aqui em Fortaleza que o pastor anunciando o retorno do messias e um novo tempo de milagres para aquela igreja, decidiu entrar na mesma com um jumento(?) e os membros em delírio aplaudiam aquele momento e com lagrimas gritavam HOSANA. Sem falar contudo, de lideres que para marcarem territórios espirituais urinam nas ruas afim de declararem nas regiões celestiais que aquele lugar agora é do Senhor Jesus, em fim ainda há lugares que muitas coisas bizarras permanecem no anonimato.

Vejamos alguns motivos dos que assim fazem:

*Um argumento básico dos que realizam atos proféticos, é que aquelas coisas ali representadas não possuem poder nenhum mas são apenas símbolos.

Resposta: Quanto a esta prática é bom lembrar que ato profético não é mandamento; amar uns aos outros, o decálogo e os preceitos do evangelho sim(Ex 20,Jo 15.12, Rm 13.9, I Ts 4.1), por isso o líder não pode desprestigiar e martirizar no púlpito aquele irmão que não deseja fazê-lo, pois não está pecando ou quebrando mandamento algum.

Quanto ao simbolismo usado como pretexto para tal pratica,eu pergunto: se o propósito é espiritual ou seja invisível e se os objetos ali utilizados não possuem poder em si mesmos, então pra quê se utilizar algo tangível, físico, visível e que possa inspirar mais confiança? Ou não é verdade que o cristão anda por fé e não por vista? Não seria mais bíblico simplesmente orarmos(ou não cremos no poder de uma simples oração)? Acaso Jesus, os apóstolos, e tantos outros cristãos sinceros não oraram simplesmente e grandes coisas aconteceram (Mc6.41;Lc1.31;At.1.14;Tg.5.13)?

O que acontece é que: ORA, a é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. (Hebreus 11 : 1 ABSVD).Mas para o ato profético somente a fé no invisível não basta, é necessário uma espécie de muleta para ajudar a crê, algo para fortalecer a fé vacilante ou coisa assim. Geralmente se nega isso com palavras mas a pratica não nega o fato.

Observemos que o único simbolismo(se podemos chamar assim) que Cristo deixou na igreja foi somente o batismo e a santa ceia (Mt 28.19;I Co 11.23-25).

*A bíblia diz: tudo o que ligares na terra será ligado no céu.

Resposta: Em qual contexto Jesus falou essas palavras, foi por acaso para ensinar os discípulos a urinarem nas ruas, para fazê-los entrar na igreja com uma arca de madeira pintada de ouro nas costas, para ensiná-los a entrar num templo montado num burrico, foi para fazer com que as pessoas ficassem procurando qualquer pingo de “suor ungido” para curá-las e assim aumentar o salário e a fama mundial do poder de Deus na vida dos seusdiscípulos?

Não! Vejamos o texto de Mt 18.15-22 : 15 Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;

16 Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.

17 E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.

18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.

19 Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.

20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

A NTLH traduz a palavra ligar por proibir, e o contexto confirma o termo. Mas a proibição de quê? Para a comunhão com a igreja; alias esse é o motivo que Jesus explicou todo o procedimento que a igreja deveria fazer antes de evitar comunhão com esse individuo. Se o mesmo não respondesse com arrependimento, então teria que ser desligado em termos de comunhão (cf. v. 17). Não se trata, como muita gente pensa, que Jesus aqui está entregando um cheque em branco para fazerem tudo o que quiserem utilizando apenas o nome de Jesus como “moeda”. Pelo o contrario, Ele está limitando o “tudo o que ligardes” (v.18) ao próprio contexto de como se deve tratar um irmão culpado.

Também é descrito em Jo 20.23 uma ordem de caráter disciplinar na ação de comunhão e perdão ratificada e abençoada pelo próprio Deus.

*Os personagens bíblicos fizeram, porque não faremos?

O principal motivo para se encontrar diversos problemas doutrinários em um igreja ou movimento, é exatamente uma deficiência na hermenêutica do grupo. Se alguém vê Davi dançando diante da arca, então automaticamente se cria uma DANÇA LITURGICA, porem não se observa que Davi dançou fora do templo, espontaneamente (e na dança litúrgica não há essa espontaneidade, pelo contrario se criam ministérios inteiros de coreografia ensaiada, congressos sobre dança e com um tempo e passos apropriados de acordo com a musica do momento dentro do templo), outro exemplo é quando se vê em At 19.12 o apostolo Paulo através de sus lenços e aventais expulsando demônios e curando enfermidades. Daí então aparecem lideres pingando “suor milagroso” no povo para serem curados, porem, o que não se observa é que o texto diz que os meios ali utilizados não era o suor do homem, mas apenas lenços e aventais, sem falar é claro, que esse texto é o único lugar da bíblia inteira a mencionar isoladamente esse fato.

Fico me perguntando porque os ditos pastores e lideres que seguem essa pratica e estimulam os membros a realizá-las, só seguem exemplos mais convenientes a eles próprios e não fazem “profeticamente” em outros casos.

Por que então não fazem:

- Uma campanha onde o próprio pastor tem que se casar com uma prostituta, conceber dela três filhos (Os 1.2)?

-Um ato profético em que o próprio líder tem que colocar um jugo de boi no pescoço e desfilar pelas ruas da cidade profetizando contra a política de sua cidade(Jr 27.2)?

-Ou um congresso de adoração profética em que os “levitas” matem a espada todo idólatra que encontrarem(Ex 32.28)?

Qual o problema de se fazer essas coisas?Não está na bíblia também? E quanto aos levitas, espiritualmente não são da tribo de Levi? Qual a razão que não fazem certas praticas descritas nas próprias escrituras?

A grande questão é que esses “apóstolos, bispos e pastores” somente fazem (ou na maioria das vezes mandam os seus membros fazerem) aquilo que é conveniente aos seus olhos altivos. Deveriam ser coerentes e praticarem então todos os outros exemplos bíblicos que serviram apenas como um propósito para aquela época, naquela circunstancias e para aquele povo!

*Sempre que realizamos atos proféticos alcançamos resultados.

Aqui está o velho pragmatismo americano disfarçado de piedade e eficiência. O fato é que segundo esse argumento a pergunta que se deve fazer ao se ter uma idéia nova não é: É CERTO? E SIM, DÁ CERTO?

Mas é lógico que o fim nunca justificará os meios. Ainda mais quando contraria a própria palavra de Deus ou não esta expressada de forma explicita em suas paginas.

Satanás sabe muito bem a preocupação com resultados que fascina o homem moderno, e o que ele faz então? Coloca aquilo que mais queremos como algo que deu certo para nos enganar e manter-nos refém do erro religioso. Deus não tem compromisso com quem é apaixonado por resultados e não por Sua santa palavra. Ainda que se tenha orado a Ele por determinada coisa, o Senhor mesmo assim permite tal ação de Satanás para a operação do erro nesses últimos dias.

Esse exagero de doutrinas errôneas que varrem s igrejas, é apenas por um motivo: FALTA DE LEITURA E ESTUDO BIBLICO. O aumento da teologia da prosperidade misturada com a ganância religiosa das massas apelando para curas, propriedades e sucesso em tudo, também tem ajudado esse caos que se concentram numa boa parte de evangélicos hoje. Muitos estão dormentes e tantos outros tem se deliciado nessa onda de prazeres que a falsa religião pode trazer e realmente traz. A minha pergunta sobre isso tudo é: ONDE VAMOS PARAR? E por favor, não me responda...



Evandro C.S.Junior,10 de Junho 2010

4 comentários:

  1. Olá juninho, a Graça que somente procede de Deus Seja sobre ti, trazendo ao teu coração toda inclinação a ele, que em ti a letra seja vivificada pelo Espírito de Cristo, única percepção divina sobre a Santas Escrituras. Seu artigo, apesar de tudo que já foi escrito sobre o assunto, ainda (pela inclinação sem escrúpulos dos pop-líderes religiosos de nossa época, que não param criar afim de engana e enganado lucrar) é bem pertinente. Tenho algumas considerações a fazer sobre o tema. Primeiro concordo com sua crítica aos atos proféticos que por definição é o inversso da fé cristã, pois inverte o processo que é crer e, a partir da regeneração de si, através dos atos da vida, materializar a existência da fé que possui, para o mataterializar impessoalmente o espirital a fim de gerar fé, que é na verdade mera crença. No segundo argumento ou resposta, ainda que concordando, com o fato do texto de Mt 18.15-22 nada ter haver com atos profético, pode ficar uma dúvida na cabeça de quem ler o verso 19 e 20, visto que ali Cristo acrescenta, ao lirgardes e desligardes a comunhão de um irreconcilhiável, um "TAMBÉM vos digo que, se dois de vós concordarem na terra ACERCA DE QUALQUER COISA que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.", isto pode soar como conseção para tais atos. Pois bem, este vercículo é amparado contexo imediato posterior que é o verso 20, onde percebemos que o que concordamos para ser concedido requer que estejamos em seu NOME, que significar está em plena representação de Sua vontade. e outra coisa que o concordarem neste verso é concordar mesmo não tem nada a ver com copos, lenços, arcas, sabonetes, é o simplismente o divino poder de estar em harmonia com o outro e com Ele, sem estardalhaços apenas concordando. Por fim vou discordar, pelo menos em parte, da sua conclusão de que a maior causa pra isso tudo é a "FALTA DE LEITURA E ESTUDO BIBLICO", ora o que não faltam é gente lendo a bíblia, e conhecendo um pouco você como conheço, sem querer lhe entregar, posso lhe citar como exemplo do que acabo de falar, quando na sua "inocência" espiritual também participava destes atos proféticos, voce lia a bíblia e também não apenas fazia estudos pessoais, mais ministrava estudos bíblicos. Bem, dito isto, creio que a causa seja mais profunda, estar nos óculos que eu uso para ler as Escrituras, alguns usam os óculos de sua denominação, de seu pastor, de seus gurus espirituais. Creio que somente estaremos livres de dotos os males da religião quando lermos todas as Escrituras e a vida com o olhar de Cristo, como disse no início única interpretação divana das mesmas.


    Forte abraço, de seu amigo e irmão

    Tiago M. Barros

    ResponderExcluir
  2. A paz de Cristo que excede todo o entendimento esta sobre ti tambem amado irmão.
    É muito importante quando se recebe uma outra opinião sobre determinado assunto. E a sua então posso dizer que foi relevantemente conclusiva. Quanto ao que eu disse sobre: FALTA DE LEITURA E ESTUDO BIBLICO, falei no sentido de que a escritura interpreta a propria escritua. E que realmente se houvesse um estudo do contexto ali envolvido não haveria absurdos. Contudo posso observar que a trilogia correta dos fatos é:FALTA DE LEITURA E ESTUDO BIBLICO(insisto em dizer, crendo na suficiencia dessas coisas) E AQUELA ILUMINAÇÃO DO ESPIRITO(como você disse sabiamente: lermos todas as Escrituras e a vida com o olhar de Cristo, como disse no início única interpretação divana das mesmas)
    Obrigado pelo comentario. Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela postagem! Muito me alegro em poder contar com sua ajuda neste blog, trazendo sempre um texto atual (como no caso do texto sobre os que nunca ouviram falar do Evangelho...). Que Deus, através do Espírito Santo, possa iluminar-lhe e inspirar-lhe como tem feito. Que muitas vidas possam ser abençoadas através da sua.

    Abraços!!! Soli Deo Gloria!!!

    Nelson Ávila

    ResponderExcluir
  4. OLÁ PASTOR.. E PARABÉNS PELA POSTAGEM!!
    SABE O QUE EU OUVI SOBRE ESSE .."E TUDO QUE DESLIGARDES"... OS PASTORES ESTÃO DESLIGANDO CASAMENTOS...É MOLE....

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...